Manifestações no hospital de Saintes

Revista Espírita, maio de 1858

L’lndépendant de La Charente-lnférieure citou, no mês de março último, o fato seguinte que se teria passado no hospital civil de Saintes:

“Contam-se as mais maravilhosas histórias, e não se fala de outra coisa na cidade, há oito dias, senão dos ruídos singulares que, todas as noites, imitam, ora o trote de um cavalo, ora o caminhar de um cão ou de um gato. Garrafas colocadas sobre uma lareira são lançadas ao outro canto do aposento. Um pacote de trapos foi encontrado, pela manhã, torcido em mil nós, que foi impossível soltar. Um papel sobre o qual foi escrito: “Que quereis? Que exigis?” foi deixado, uma noite, sobre uma lareira; na manhã seguinte, a resposta estava escrita, porém, em caracteres desconhecidos e indecifráveis. Fósforos colocados sobre uma mesinha de cabeceira, desapareceram como por encanto; enfim, todos os objetos mudam de lugar e são dispersados por todos os cantos. Esses sortilégios não ocorrem nunca senão na obscuridade da noite. Logo que uma luz aparece, tudo volta ao silêncio; apagando-a, logo os ruídos recomeçam. E um Espírito amigo das trevas. Várias pessoas, eclesiásticos, antigos militares, dormiram nesse aposento enfeitiçado, e lhes foi impossível algo descobrir nem aperceber-se do que ouviam.

“Um homem de serviço no hospital, suspeito de ser o autor dessas travessuras, veio a ser demitido. Mas assegura-se que ele não é o culpado e que, ao contrário, foi muitas vezes a própria vítima.

Parece que faz mais de um mês que esse embuste começou. Passou longo tempo sem nada dizerem disso, cada um desconfiando de seus sentidos e temendo prestar-se ao ridículo. Não foi senão há alguns dias que se começou a disso falar.”

NOTA. – Ainda não tivemos tempo para nos assegurarmos da autenticidade dos fatos acima; não os damos, pois, senão sob reserva; somente faremos observar que, se forem controvertidos, não são menos possíveis, e não apresentam nada de mais extraordinário que muitos outros do mesmo gênero e que foram perfeitamente constatados.

Manifestações no hospital de Saintes

Anúncios

Um comentário sobre “Manifestações no hospital de Saintes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s